• Jéssica Piovan

Quais são os benefícios da meditação?


Qual é a diferença entre meditação guiada e não guiada? Quais são os maiores benefícios de uma meditação em que guiamos a nossa mente? Porque devemos praticá-la?

Que a meditação é uma prática milenar, nós já sabemos. Meditar é simplesmente observar os nossos pensamentos sem fazer esforço algum para fixar-se neles, simplesmente deixando-os ir… Quando decidimos meditar, nós vamos de encontro com o nosso ser, adquirindo uma postura mais desperta de nossa vida.

HÁ VÁRIAS FORMAS DE MEDITAR

Ativa, passiva, com mantras, praticando yoga. E há uma forma muito interessante de meditação que é a meditação guiada. A meditação guiada nada mais é do que uma reprogramação mental que ocorre através do estado de relaxamento profundo que a mente é sugerida a atingir, onde suas faculdades mentais são rebaixadas e assim se faz capaz a mudança ou até mesmo quebra de comportamentos e emoções limitantes que se tem em relação a vida.

Ao longo de nossas vidas, nos são colocadas diversas crenças, que nada mais são do que verdades absolutas que absorvemos de nossa família ou meio ambiente, que se tornam comportamentos enraizados. Um exemplo clássico é uma criança que vê seus pais brigando por toda a sua vida. Uma das crenças que ele pode vir a ter é “em todo relacionamento há briga” e assim ele passa a ter uma postura rígida em relação a pessoas e relacionamentos. A meditação guiada, quando se tem esse objetivo, pode auxiliar a quebra desses pensamentos e comportamentos.

REDUÇÃO DA ANSIEDADE E DEPRESSÃO

A redução da ansiedade e depressão também é um dos benefícios da meditação guiada, pois quando passamos a prestar atenção em nossos sentimentos, ações e corpo, nós passamos também a exercitar a atenção plena, que é simplesmente estar no momento presente. A ansiedade é o pensamento excessivo no futuro e a depressão é o pensamento excessivo no passado. Ao se trazer para o presente e trabalhar as emoções contidas neles, nós nos tornamos capazes de viver muito mais o agora. As meditações guiadas podem auxiliar nesse trabalho de resgate de emoções e transformações das mesmas dependendo do seu objetivo.

Um outro benefício intenso da meditação guiada é a identificação do poder do pensamento. Ao meditar nós compreendemos como nossos pensamentos são poderosos para a nossa vida. Também descobrimos como nós somos capazes de mudar nossos comportamentos simplesmente porque desejamos ser pessoas melhores. Compreendemos que ao mudar uma vírgula em nossos pensamento no presente, nós mudamos diversas ações no futuro. A meditação guiada traz junto a reprogramação de emoções também a reprogramação de pensamentos.

E por fim, a meditação guiada auxilia na regulação da respiração. A maioria das pessoas hoje possuem a respiração curta e encavalada, o que faz com que o ser humano não oxigene muito o cérebro para poder realizar as suas tarefas no cotidiano. Consequentemente, não consegue tomar as melhores decisões, sendo tomados pelas emoções negativas. Como para entrar em uma estado de relaxamento, é necessário trabalhar a respiração, as pessoas passam a aprender a controlá-la.

Jéssica Piovan

Médium do Templo Escola Pai João da Caridade

#simplicidade #mente #MeditUmbanda #meditação

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Mais do que nunca essa frase, tão expressiva e carregada de poder, fez sentido. Desde que Olodumaré decidiu que Obatalá seria o responsável por criar a Terra e, a partir disso, chamar todos os Orixás

Amizade